sexta-feira

Imagens de esperança































Minha amiga estava me falando que formigas carregando folhas, pingos de chuva na janela e borboletas esvoaçantes são imagens de esperança. Então fui à Internet para buscar as cenas que ela poderia estar imaginando e encontrei lindas paisagens que me fizeram pensar no Paraíso.

Quando penso na morada eterna que teremos com Deus, não consigo imaginar um lugar muito diferente da Terra. Eu acredito que a menção bíblica de ruas de ouro não seja para descrever um lugar luxuoso, mas para imaginarmos que as riquezas materiais que hoje os seres humanos cobiçam serão tão insignificantes e desprovidas de valor como o asfalto que pisamos. Mas o Ceú terá belezas de valor incalculável, muitas delas exatamente iguais às que vemos aqui neste planeta. A diferença é que nós vamos notar.

Na eternidade, teremos tempo de sobra para apreciar todas as cenas lindas que hoje nós perdemos, por causa desta nossa correria do dia-a-dia. Estamos tão preocupados em conquistar a felicidade com o que ainda não temos, que nos esquecemos de ser felizes com aquilo que nós já temos. Certa vez, no jardim da casa onde eu morava, olhei para uma folha e vi o sol da manhã arco-irisar uma gota de orvalho. Uma imagem única, exibida com exclusividade para mim. Nunca mais me esqueci daquela visão.

Pense em quantas cenas exclusivas Deus preparou para que apenas você apreciasse. Imagens que ficaram para sempre arquivadas em sua mente para emergirem quando seu mundo estiver tristonho e sem cor. São suas imagens de esperança, propagandas de um pouquinho do que haverá na eternidade, ao lado da Trindade Santa.

Quem leu O Grande Abismo, de C.S. Lewis, levou um enorme susto no último capítulo. No livro, o precipício tenebroso para castigo dos ímpios, apesar de ser um lugar terrível, é apenas um insignificante buraquinho escondido discretamente no gramado do Céu. Quando uma das personagens questiona este fato, recebe a explicação de que o Inferno não é um lugar pequeno. O Céu é que é grande demais, pois o Bem é infinitamente maior do o Mal.

Continue crendo em Jesus Cristo, pegue suas imagens de esperança e pense no Céu. Um dia, todas as suas angústias passarão e você ficará livre.


"Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança" (Lamentações de Jeremias 3.21).

quarta-feira

Os beliscões virtuais
















O meu dicionário Michaelis define a palavra virtual como "algo que não existe na realidade, mas sim como potência ou faculdade. Que equivale a outro, podendo fazer as vezes deste em virtude ou atividade". Eu não sabia desta definição tão exata para os beliscões virtuais que eu inventei para o Daniel, meu filhinho de seis anos muito travesso.


O Daniel apronta algo novo a cada hora, por isso coloquei numa folha A4 números correspondentes a todos os dias do mês vigente e escrevi seu nome no topo com uma legenda explicativa. O beliscão virtual é uma bolinha de pincel atômico, feita ao lado do dia em que ocorre a travessura.

Se, ao final do mês, existirem menos de 100 bolinhas no papel, ele ganha um presente - que pode ser uma ida ao parque, shopping, cinema, um brinquedo ou uma roupa nova. Se, porém, ultrapassar a marca permitida - que corresponde a seis beliscões virtuais por dia durante uma quinzena, ou três diários numa folha com marcação mensal, a recompensa estará perdida.


Para o Daniel os beliscões virtuais são tão doloridos quanto os reais. Ele lamenta cada bolinha preta que coloco no papel e, muitas vezes, contesta o sinal de demérito recebido, com uma dor igual ou maior do que teria se eles fossem reais. O interessante é que, com isso, eu também comecei a fazê-lo entender amor e o perdão de Deus.

Algumas vezes coloco um quadradinho de papel branco para cobrir uma bolinha que, de outra forma, não conseguiria retirar do papel. Aos poucos, ele está aprendendo que o quadradinho branco é sinal de que foi perdoado e a bolinha coberta foi esquecida. Então, quando isso ocorre, sabe que recebeu uma nova chance. Aí eu aproveito para dizer que o sangue que Jesus derramou na cruz cobre e apaga nossos pecados, para que recebamos a recompensa de Deus.


Engraçado é que, no fundo, sei que, sem a misericórdia dos quadradinhos brancos aplicados sobre as bolinhas excedentes, o Daniel jamais pisaria num parque novamente. Da mesma forma que, sem o sangue de Jesus, eu não poderia ter qualquer esperança de ir para o Céu.




"Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira"(Romanos 5.9).

domingo

Não julgue a aparência




A imagem que você vê é de um pé de capim cidreira. Ele cresce em qualquer lugar e, por ter uma aparência de mato, ninguém liga muito para ele. Mas não subestime seu poder de ação.

Estava me sentindo nervosa, por causa de uma notícia que recebi e procurei, entre as minhas caixinhas de chá, algo que pudesse me ajudar a ficar melhor. Mas verifiquei que, ao longo do mês, eu já havia tomado a caixa inteira de camomila, a de hortelã, a de maracujá e, para minha decepção total, só havia sobrado a que eu menos gostava: capim cidreira.

Antes de fazer cara ne nojo, resolvi, por pura curiosidade, pesquisar na Wikipedia alguma coisa sobre a erva que tem o nome científico pomposo de Cymbopogon Citratus e descobri que ela não é tão insignificante como aparenta. Segundo a enciclopédia livre, a planta é cheia de "propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, e estimulante estomacal e lácteo".

Eu vi uma farmácia inteira dentro daquela caixinha olhando para mim e sorrindo, como se fosse o profeta Amós do mundo das plantas medicinais:

– Olhe aqui, minha querida. Não sou Maracujá, nem Hortelã, muito menos Camomila. Sou apenas um pé de capim com aparência comum, que cresço em qualquer lugar, mas estou aqui porque Deus me mandou deixar você bem calma e fazer seu sono ser profundo e tranquilo.

Agora lá vou eu, com meu Amós dos chás, tentar me esquecer do dia estressante que tive. Mas vou pensando que, mais uma vez, Deus me ensina a não julgar segundo as aparências. Porque tudo tem o seu valor e o seu propósito neste mundo.

E, só para quem ficou curioso, deixo a referência bíblica sobre Amós, que a plantinha me fez lembrar:

"Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel" (Amós 7.14,15)

(Iolanda Ribeiro )

AS FORMIGUINHAS DO AÇÚCAR

     “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte ” (Provérbios 14:12).     Deixei a caneca on...