domingo

Cuide das flores todos os dias







"Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida" (Apocalipse 21.6).


As flores que estavam num vaso do quintal morreram de sede e calor, porque fiquei tão concentrada em outros afazeres que me esqueci de olhar para elas. Tentei inutilmente jogar muita água sobre o vaso, mas não consegui ressuscitá-las. Se eu tivesse usado apenas alguns minutos diários dos muitos que tenho, elas ainda estariam no meu jardim.

Com a morte das minhas flores, comecei a pensar no fato de que algumas coisas na vida não conseguem sobreviver se não receberem um cuidado diário. E nossa vida devocional é o maior exemplo disso.

Assim como não podemos deixar de regar as flores e plantas de casa para que elas consigam suportar o calor do dia, também não poderemos suportar as inúmeras pressões da existência humana se não tomarmos o cuidado de entrar na presença de Deus diariamente.

Muitas pessoas nunca se lembram de Deus durante a correria da semana. E, quando chega o domingo, limpam a poeira da Bíblia e correm para a Igreja. Eu li em algum lugar que os cactos conseguem ficar mais de seis meses sem receber a água das chuvas. Mas os cristãos não são cactos. Eles são como aquelas flores delicadas que eu perdi e precisam receber a Água da Vida todos os dias.

Assim como preciso regar diariamente as minhas plantas, todo cristão precisa estar na presença de Deus para regar a sua existência. É no momento devocional que recebemos a água da vida. É o contato diário com Jesus que refrigera a nossa alma. Sem Ele caminhando conosco, ficaríamos secos e mortos em nossos pecados.


Cuide das flores do seu jardim espiritual todos os dias e não deixe que elas morram, até que o Jardineiro volte para nos buscar.




sábado

Fabrique lembranças felizes





"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim"(Lm 3.21-22 - na versão Almeida Revista e Atualizada)


Gosto de ler o versículo acima na versão Almeida Revista e Atualizada, porque, junto com a certeza de que devo esperar que as misericórdias do Senhor sempre retornem, também consigo pensar em como determinadas lembranças me fazem bem.

Quando eu era pequena, todas as manhãs, minha mãe fazia dois grandes cortes no meu pão francês. O primeiro o dividia em dias metades, enquanto o segundo, longitudinal, transformava-o em quatro pedaços compridos. Eu, que ainda estava proibida de pegar em facas, acompanhava aquele gesto como se estivesse testemunhando uma multiplicação milagrosa e ficava alegre ao ver como o meu prato ficava lotado com os quatro pedaços que surgiam. Hoje, muitos anos depois, resolvi cortar o meu pão da mesma maneira e a maravilhosa atmosfera da minha infância retornou e inundou a casa. Minha mãe morreu há muitos anos, mas eu percebi que todo o amor que ela me deu ainda estava dentro de mim. Foi uma lembrança muito feliz.

Há momentos que nunca deveriam ser esquecidos, por isso eles ficaram gravados em fragrâncias, músicas, objetos e aromas. São recados sensoriais do passado, mostrando que podemos ser felizes se entendermos que a felicidade é uma coisinha assim, ó: pequenininha. As pessoas realmente felizes são aquelas que aproveitam os pequenos momentos de alegria e os guardam na lembrança - assim como um camelo armazena a água que encontra nos oásis para atravessar o deserto.

Na quarta-feira passada, no meio do feriado de Carnaval, fomos fazer uma caminhada no meio do mato e encontramos uma goiabeira repleta de frutas maduras. Aquele momento leve de uma tarde tão linda ficou guardado em minha memória para sempre. Com certeza, ele voltará à tona quando eu estiver comendo uma goiaba em outro lugar e me fará reviver um momento maravilhoso.


Deus nos abençou com lembranças felizes que nos ajudam nos momentos difíceis, para nunca nos esquecermos de que viver é muito bom.

Aproveite bem o seu dia e fabrique lembranças felizes.


AS FORMIGUINHAS DO AÇÚCAR

     “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte ” (Provérbios 14:12).     Deixei a caneca on...