quinta-feira

APENAS CINCO MINUTOS









"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos" (1Coríntios 16.13)







Esta mensagem não é para os fortes espiritualmente, mas para os que se sentem fracos e cansados. Para aqueles que acham difícil manter uma vida devocional regular e disciplinada. Para aqueles que se sentem abatidos e não conseguem mais guerrear no mundo espiritual. Gostaria de lhes deixar um pequeno desafio. Tão pequeno que até uma criança é capaz de cumpri-lo: Ore durante cinco minutos todos os dias. Apenas cinco pequenos minutos.

Talvez os gigantes espirituais estejam agora torcendo o nariz e achando que você tem uma fé minúscula, mas eu lhe garanto que este tempo mínimo fará uma diferença enorme em sua vida espiritual e modificará seu relacionamento com Deus para sempre.

Se você não consegue orar durante uma hora por dia, não se sinta diminuída(o). Até os apóstolos de Jesus já sentiram a mesma dificuldade, provando o quanto precisamos da graça do Senhor para nos mantermos ligados a Ele.

Orar pouco é muito melhor do que nunca orar. Se preseverar neste propósito, Deus derramará unção e graça sobre a sua vida. E chegará o tempo em que os inimigos de Deus correrão de você quando lhe avistarem e gritarão: "Lá vem a (o) serva (o) de Deus. Fujam! Ela (ele) ora todos os dias."

Durante cinco minutos por dia, pare onde estiver. Em sua mesa de trabalho, no sofá da sala, no seu quarto ou no banco do seu carro. Não importa onde estiver. Ore,pelo menos, durante cinco minutos!

Este pequeno tempo será suficiente para que você consiga derramar todos os seus temores e preocupações na presença de Deus e devolverá a paz ao seu coração. Depois disso, leia um capítulo da Bíblia Sagrada - apenas um único capítulo.

Caso o capítulo seja longo demais e você não possua o hábito de leitura, leia apenas uma passagem (ou seja, um dos trechos que ficam entre os títulos em negrito). Se possível, marque as partes que já leu com um lápis de cor, pois você ficará motivado ao ver o quanto é capaz de ler com o passar do tempo.

Este pequeno tempo devocional será suficiente para fortalecê-la (o) e, quando perceber, estará cheia (o) do Espírito Santo e saltará todas as suas muralhas.

Certa vez, um homem se perdeu em uma pequena ilha deserta. Não havia fontes de água doce no local e nem mesmo frutas que pudessem saciar-lhe a sede. Então, sempre que anoitecia, ele esperava pacientemente que as gotas de orvalho umedecessem as folhas da vegetação nativa e molhava a sua lingua em cada uma delas. Foi assim que ele se manteve vivo até que a primeira chuva caiu e ele pode armazenar água enquanto aguardava o resgate.

Quando alguém diz que vai fazer alguma coisa durante cinco minutos, na maioria das vezes, sempre gasta alguns minutinhos a mais. Experimente e verá. Seus cinco minutos de oração serão como aquelas gotas de orvalho que salvaram o náufrago e farão toda a diferença entre morrer e continuar vivendo.

sábado

Observe a sua lâmpada



"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas..." (Mateus 25.1-2)



Sempre achei a parábola das virgens muito triste. A idéia de que algumas delas foram deixadas para trás é aterrorizante. Para cinco mulheres daquela história não houve final feliz. Não houve riso. Houve pranto e ranger de dentes.

Todas as virgens estavam querendo ir ao encontro do noivo, por isso se arrumaram e ficaram lindas. Mas se preocuparam exageradamente com coisas que não eram importantes e deixaram de armazenar o que realmente era necessário: o azeite.

Azeite, na linguagem bíblica, é sinônimo de unção. E a unção vem pela consagração. Não importava o quanto cada virgem fosse bonita, rica e animada para as bodas. Ela precisava ter azeite para ir ao encontro do noivo. Algumas virgens da parábola sabiam que não poderiam se descuidar e se preocuparam em armazenar bastante azeite. Assim, no momento exato em que o noivo chegou, puderam encontrá-lo. Mas algumas eram loucas e não se preocuparam com o essencial.

Fica nítido na mensagem de Jesus que é loucura alguém não andar com o estoque certo de azeite. Precisamos observar se algumas coisas não essenciais que carregamos conosco estão ocupando o lugar do nosso estoque extra de azeite. Quantas desavenças nas igrejas deixariam de existir se todos estivessem preocupados em encontrar-se com o noivo e tivessem as prioridades certas? Comece a arrumar a bagagem para a Nova Jerusalém, mas leve apenas o essencial.

Cada um de nós tem a sua própria lâmpada e não pode depender de quem está ao lado. A busca pelo azeite é individual e sua conquista é intransferível. Sei que é importante pedirmos as orações intercessórias dos nossos irmãos e irmãs em Cristo quando estamos atravessando momentos de luta. O errado é nunca orarmos e esperarmos apenas que os outros orem por nós. Não podemos convocar intercessores como se contratássemos guarda-costas. Deus permite que soframos determinadas coisas para mantermos nossa humildade e dependência d'Ele. Muitas vezes, o que chamamos de lutas são, na verdade, aquilo que nos conserva de joelhos na presença do Pai e nos impede de deixar a lâmpada vazia. Jesus sabe que muitos dos seus servos e servas, lamentavelmente, não permaneceriam na Igreja se não possuíssem problemas.


Observe a sua lamparina. Comece a armazenar azeite. Não podemos correr o risco de que o noivo volte e nos deixe para trás.

AS FORMIGUINHAS DO AÇÚCAR

     “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte ” (Provérbios 14:12).     Deixei a caneca on...