segunda-feira

Enquanto a resposta de Deus não vem





Hoje, ao escrever para um rapaz com um grave problema existencial, estive refletindo sobre o que podemos fazer enquanto a tão esperada resposta divina não vem.

Gosto muita de uma frase do Senhor Jesus Cristo, escrita em Jo 5.17: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também". Gosto de imaginar Deus trabalhando neste exato momento, para que as pessoas que O buscam sejam felizes.

Diante de um grande problema, nunca devemos pensar que Deus nos abandonou. Ele está trabalhando para nos ajudar e, no momento certo, a resposta chegará. Mesmo que demore. Na Bíblia há registros de sonhos que demoraram muito tempo para se realizarem, como a entrada na terra prometida que só ocorreu após 40 anos (Êx 16.35), a gravidez de Sara acontecida na velhice (Gn 17.17) e o homem que ficou doente por 38 anos, sem ter quem o colocasse no tanque (Jo 5.5), até o momento em que se encontrou com Jesus de Nazaré.

Nunca devemos desistir de orar, porque alguns problemas são também provas de fé e paciência que enfrentamos. Devemos ter sempre em mente que Deus tem um plano para cada um de nós e nunca nos perde de vista. Veja o que está escrito na Bíblia:

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hb 11.6).

É claro que não devemos ficar parados, esperando a ajuda cair do céu, sem atitude alguma. O desempregado deve mandar currículos enquanto ora por um novo emprego. O enfermo deve ir ao médico enquanto espera um milagre de cura. O conselho bíblico é que, enquanto a resposta não vem, não devemos ficar ansiosos, porém não podemos nos entregar ao comodismo e deixar o barco escorregar correnteza abaixo.

E, enquanto a resposta não vem, agradeça a Deus por todas as bênçãos que você já possui na vida. Acredite: por mais difíceis que estejam as coisas, elas poderiam estar piores.

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Fp 4.6,7).

"E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?"(Mt6.27).

O maior milagre não é um desejo concedido, mas uma alma que permanece em paz apesar dos pesares. É um coração que permanece agradecido no meio das adversidades (1Ts 5.18). É um corpo que não escapa da cova dos leões, mas também não é comido (Dn 6). É alguém que passa pelo vale da sombra da morte e não sente medo (Sl 23.4), que é jogado na fornalha de fogo e não se queima(Dn 3.17).

Deus está no comando e devemos sempre esperar. Algumas respostas são quase instantâneas e podem acontecer no minuto seguinte. Veja o caso do cego que clamou: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim"(Mc 10.47). Clame e não desista. Sua resposta pode chegar hoje.

sexta-feira

Minha caminhada de oração



"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Filipenses 4:6).




Eu estava um pouco acima do peso e precisava emagrecer. Além desse probleminha físico, eu sentia que precisava dar um fôlego novo à minha vida devocional. Então uni o útil ao imprescindível e iniciei uma caminhada diária de oração.

São apenas vinte minutinhos, sempre depois que deixo meu filho no colégio. Eu simplesmente sigo em frente e vou até o final de uma rua, depois viro à direita e continuo andando. Ao final de vinte minutos, eu percorri uma espécie de quadrado meio torto que termina no meu portão. No caminho, vou apreciando os sons e imagens da manhã - pessoas caminhando apressadas para o trabalho, gatos que atravessam a rua correndo, passarinhos ensaiando as primeiras notas do dia, cachorros de rua preguiçosos, uma fábrica que chama os operários para o trabalho, flores e pomares dos quintais, além de muitas outras coisas para observar.

Durante toda a caminhada, eu converso com Deus, de forma descontraída, sem rituais religiosos. Coloco minhas necessidades diante dele, falo de minhas angústias e frustrações, intercedo por outras pessoas, e renovo minhas esperanças em um novo dia, tudo enquanto vou seguindo meu caminho. Ao chegar em casa, vou direto para minha mesinha e leio um capítulo da Bíblia. Depois, leio os textos devocionais que me enviam por e-mail e, quando percebo, já passei toda uma hora na presença de Deus, em oração e meditação.

É assim, devagarinho, sem pressa, que vou reconstruindo minha saúde física e espiritual.

sábado

Não ligue para quem falou mal de você





Ninguém gosta de ser criticado, ridicularizado, julgado e difamado, mas é melhor ser criticado do que criticar; é melhor ser ridicularizado do que ridicularizar; é melhor ser julgado do que julgar; é melhor ser difamado do que difamar. Quem sofre a ação de um maldizente tem um sofrimento passageiro, mas quem é um maldizente terá um sofrimento eterno.

Na Bíblia está escrito que "(... ) nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus"(1Coríntios 6.10).

Maldizente

Que, ou pessoa que tem má língua, ou diz mal dos outros; difamador. Sin: maledicente, malédico (dicionário Michaelis Português)

Falar mal dos outros é um hábito muito ruim que, sem percebermos, podemos adquirir. Quem fala dos outros é um severo crítico e julgador, mas esconde muita insegurança e amargura na alma. Apontar os defeitos dos outros é a forma que alguém encontra para diminuir o desconforto que sente com a constatação de seus próprios defeitos. É a forma que a mente doentia encontra para sentir-se, por um breve momento, superior.

Oração

Deus, livra-me de ter uma língua maldizente. Oro em nome de Jesus.

AS FORMIGUINHAS DO AÇÚCAR

     “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte ” (Provérbios 14:12).     Deixei a caneca on...