domingo

Não julgue a aparência




A imagem que você vê é de um pé de capim cidreira. Ele cresce em qualquer lugar e, por ter uma aparência de mato, ninguém liga muito para ele. Mas não subestime seu poder de ação.

Estava me sentindo nervosa, por causa de uma notícia que recebi e procurei, entre as minhas caixinhas de chá, algo que pudesse me ajudar a ficar melhor. Mas verifiquei que, ao longo do mês, eu já havia tomado a caixa inteira de camomila, a de hortelã, a de maracujá e, para minha decepção total, só havia sobrado a que eu menos gostava: capim cidreira.

Antes de fazer cara ne nojo, resolvi, por pura curiosidade, pesquisar na Wikipedia alguma coisa sobre a erva que tem o nome científico pomposo de Cymbopogon Citratus e descobri que ela não é tão insignificante como aparenta. Segundo a enciclopédia livre, a planta é cheia de "propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, e estimulante estomacal e lácteo".

Eu vi uma farmácia inteira dentro daquela caixinha olhando para mim e sorrindo, como se fosse o profeta Amós do mundo das plantas medicinais:

– Olhe aqui, minha querida. Não sou Maracujá, nem Hortelã, muito menos Camomila. Sou apenas um pé de capim com aparência comum, que cresço em qualquer lugar, mas estou aqui porque Deus me mandou deixar você bem calma e fazer seu sono ser profundo e tranquilo.

Agora lá vou eu, com meu Amós dos chás, tentar me esquecer do dia estressante que tive. Mas vou pensando que, mais uma vez, Deus me ensina a não julgar segundo as aparências. Porque tudo tem o seu valor e o seu propósito neste mundo.

E, só para quem ficou curioso, deixo a referência bíblica sobre Amós, que a plantinha me fez lembrar:

"Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel" (Amós 7.14,15)

(Iolanda Ribeiro )

AS FORMIGUINHAS DO AÇÚCAR

     “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte ” (Provérbios 14:12).     Deixei a caneca on...